Nossa história

1955 - Nasce a Isla Sementes

Plínio Werner começa a trabalhar com 17 anos numa banca do Mercado Público de Porto Alegre.

Com muita dedicação e esforço, compra a sua própria banca e passa a revender frutas e hortaliças.

Das conversas com os produtores, descobre que havia demanda por sementes de hortaliças, pois não havia produção nacional.

Em 1955, com a parceria de Dulce Lea Spalding, funda a Isla, primeira empresa brasileira de importação de sementes, desafiando as empresas multinacionais que dominavam o setor.

1964 - Revolução no armazenamento de sementes

Numa época onde as empresas eram obrigadas a vender seus estoques de sementes no prazo de um ano, sob pena de perderem o que não fosse comercializado, Dulce Lea Spalding foi responsável por um importante avanço tecnológico na área da conservação de sementes.

Através apenas de cartas trocadas com o pesquisador americano James Harrington, da Universidade da Califórnia, Dulce foi responsável pela construção da primeira câmara desumidificada para armazenamento de sementes.

A câmara desumidificada da Isla foi a primeira construída no Brasil e uma das primeiras do mundo.

1967 - Envelopes em grande escala

A Isla adquire a sua primeira máquina para embalar sementes.

Como não existiam equipamentos específicos para essa função disponíveis na época, o fundador Plínio Werner importou da Alemanha uma máquina de envelopar pregos e adaptou para embalar sementes de hortaliças.

Em todo o mundo, só existiam três máquinas que cumpriam tal tarefa – uma era a da Isla.

1969 - Sementes à prova de umidade

Na busca pelo aprimoramento constante, a Isla passa a embalar as sementes em envelopes de alumínio que, por serem 100% hermeticamente fechados, garantem a perfeita conservação das sementes, protegendo-as da umidade até o momento do plantio.

Surge assim o inovador envelope batizado de ISLA PAK, pioneiro no mercado brasileiro, que identifica os envelopes com pequena quantidade de sementes, voltados aos pequenos produtores, à agricultura familiar e ao cultivo de pequenas hortas.

1972 - Nasce um polo produtor de sementes

Para diminuir a necessidade de importação, a Isla desenvolve um projeto pioneiro para buscar sua auto-suficiência na produção própria de sementes.

Depois de intensa pesquisa das condições ideais, resolve adquirir uma área em Candiota, no interior do Rio Grande do Sul, para o cultivo de hortaliças para produção de sementes.

A região se revela um grande polo produtor de sementes.

1981 - Produção de sementes consagradas

Com a implantação de um sistema de parceria com pequenos agricultores cooperantes, na área de Candiota, a Isla obteve um grande salto no volume de sementes produzidas, que hoje passa de 70% de sua produção própria.

Oriundos de assentamentos da reforma agrária, os cooperantes foram capacitados pela equipe da Isla e transformaram a região em uma das maiores produtoras de sementes de hortaliças da América Latina, mudando a realidade de suas famílias e de toda a comunidade.

1987 - Super Campo – um dia de campo especial

Com a criação da Estação Experimental Isla Itapuã, no município de Viamão, RS, região metropolitana de Porto Alegre, começam as atividades do Super Campo, evento anual que abre as portas da Isla para que os mais diversos públicos, como produtores, representantes, distribuidores e clientes, possam conferir as novidades e a ampla variedade de produtos desenvolvidos pela empresa.

Num espaço que reúne as melhores condições de cultivo, a Isla apresenta o desempenho de seus cultivares em campo demonstrativos e em estufas, mostrando os melhoramentos e as técnicas ideais para a obtenção do melhor resultado de produto final.

1992 - Nova gestão: hortaliças de alto desenvolvimento

Uma nova fase da Isla se iniciou com a gestão de Luciano Werner, principalmente com a aceleração do projeto de expansão, a partir da parceria com os produtores e do trabalho de melhoramento de sementes para uma melhor produção.

Conhecido pelo profissionalismo e pela atenção aos aspectos humanos das relações, Luciano aproximou ainda mais a Isla de todos os seus públicos e investiu no aprimoramento tecnológico de todas as áreas da empresa.

1995 - Inovação em vendas

Percebendo as novas tendências nos hábitos de compra, a diretoria da Isla decide apostar no sistema de vendas pelo telefone.

Sendo assim, passa a ser a primeira empresa de sementes da América Latina a comercializar seus produtos através do serviço de televendas, trazendo comodidade e praticidade aos seus clientes.

2000 - Comércio digital

Inovando mais uma vez no mercado de sementes de hortaliças, a Isla disponibiliza uma nova ferramenta para facilitar a vida dos clientes: a comercialização de seus produtos pela web.

Pelo pioneiro site da empresa, já era possível conhecer as características das variedades do catálogo e comprar com facilidade e segurança, dispondo de toda a comodidade que a internet oferece.

2004 - Nova gestão: terceira geração

Diana Werner assume a presidência, dando continuidade ao plano de expansão da Isla, marcado pelo início da produção de sementes em sistema cooperativado em Minas Gerais.

Com isso, a empresa começa a cultivar em lugares com condições climáticas diferentes do RS, o que propicia um abastecimento permanente de sementes, pois as colheitas ocorrem em épocas diferentes.

2006 - Embalagens diferenciadas

A consolidada linha de sementes para o mercado profissional ganha uma marca: ISLA PRO, que passa a identificar as embalagens direcionadas aos produtores que necessitam de quantidades maiores de sementes.

A marca ISLA PAK continua voltada aos pequenos agricultores e agricultura familiar.

As linhas PAK e PRO se relacionam à quantidade de sementes, mantendo o mesmo padrão de qualidade e excelência da Isla.

2007 - Ampliação da capacidade

A Isla amplia sua sede em Porto Alegre.

O novo pavilhão para armazenamento de sementes, de 600 metros quadrados, representa um aumento de 100% da área de armazenagem e de 20% da área construída total.

A nova área possibilita o armazenamento de até 500 toneladas a mais de sementes. Com um avançado sistema de ventilação natural, a construção foi concebida dentro da moderna ideia de baixo consumo de energia.

2009 - Isla é a melhor

A Isla é reconhecida como o melhor fornecedor agropecuário na categoria Sementes para Hortifruti e Flores, em pesquisa realizada pela revista AgroRevenda.

A importância do prêmio recebido pela Isla é avalizada pela opinião de mais de 500 revendedores de todo o Brasil, que escolheram os melhores de 12 categorias de produtos.

2011 - A máquina de contar sementes

A Isla é a primeira empresa da América Latina a utilizar a mais moderna tecnologia de embalamento de sementes, a partir de uma máquina que conta as sementes uma a uma.

Precisa, a máquina é a mesma usada para contar diamantes, sendo também usada na indústria farmacêutica.

Poucas máquinas do mundo são tão eficientes para contar e embalar produtos de alto valor agregado.

2012 - Árvores Nativas

A Isla é a primeira empresa a disponibilizar para todo o território brasileiro sementes de árvores nativas com qualidade e origem comprovada e de acordo com as normas vigentes no país.

As sementes são disponibilizadas em embalagens da linha ISLA PRO e também em envelopes da linha ISLA PAK.

2014 - Colheita dos Chefs

A ISLA cria o evento Colheita dos Chefs, profissionais da gastronomia vivem a experiência de colher hortaliças e temperos direto no pé e em seguida desfrutar um jantar produzido com as hortaliças recém colhidas.

2015 - ISLA 60 anos

A ISLA celebra seus 60 anos, comemorados com uma grande festa e o lançamento do Livro “Somos todos sementes”

2016 - CADS

Novamente a ISLA amplia sua sede em Porto Alegre, aumentando em 40% a área construída e duplicando a capacidade de armazenamento, chegando a dois milhões de quilos.

2018 - Sementes de Microverdes

Isla lança primeira linha de sementes especial para o cultivo de microverdes do Brasil. Veja lista. 

2019 - Sementes orgânica

Isla relança linha de sementes orgânicas agora certificadas com o selo “Produtos Orgânicos Brasil”. No mesmo ano lança o Clube Minha Horta, primeiro clube de assinatura de sementes do Brasil. Veja lista. 

2021 - Televendas

ISLA amplia suas instalações e dobra a área destinada a força de vendas com moderno ambiente de 300m².

2023 - Grupo Sakata

ISLA passa a integrar o Grupo Sakata, empresa japonesa com mais de 110 anos de história, reconhecida mundialmente pela confiabilidade e qualidade em seus produtos.